Denise Mattar – Foto Crias Dias.

 

O bate papo integra a programação da exposição que fica em cartaz, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, até o dia 7 de março

No dia 3 de março, às 20h, o público poderá conferir um bate papo sobre as conexões entre a cultura popular de Pernambuco e Minas Gerais, por meio de um webinário que integra a programação da Mostra Movimento Armorial 50 Anos. A conversa será com a curadora da exposição, Denise Mattar, e o professor e dramaturgo pernambucano, Fernando Limoeiro, que acontece no Instagram do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH (https://www.instagram.com/ccbbbh/).

O tema surgiu durante as pesquisas para a construção da exposição. “Nesse processo senti uma ligação muito grande de Pernambuco com Minas Gerais. Muitas identificações nas músicas e nas festas, que são muito importantes. Por isso, quis fazer um bate papo para abordar essa questão”, relata a curadora Denise Mattar.

Para dialogar sobre o assunto, foi convidado o professor e dramaturgo pernambucano Fernando Limoeiro, que reside em Belo Horizonte desde 1980. Limoeiro também exerce várias atividades artísticas, além de ser professor de Teatro Universitário da UFMG. Seu trabalho é inspirado, sobretudo, no Teatro Popular e Mamulengo, o que já lhe rendeu muitos prêmios, como autor e diretor.

A conversa irá abordar as similaridades entre essas duas culturas. “Um dos exemplos que ele levanta sobre essa conexão, é o amplo desenvolvimento dos bonequeiros em Minas, e que também temos no Recife. Além disso, Fernando (Limoeiro) conheceu Ariano Suassuna, que dizia gostar de arte e de festa, algo que o mineiro também gosta. Será um bate papo muito rico e divertido”, assegura.

SERVIÇO

Webinário: “Conexões entre a cultura popular de Pernambuco e Minas Gerais”

Data: 3 de março

Horário: 20h

Local: Instagram do CCBB BH (https://www.instagram.com/ccbbbh/)


atualizado em 03/03/2022 - 14:55

comentários