Bebida 100% vegetal e repleta de nutrientes agora é servida em todos os lanches do projeto e vai nas cestas básicas das famílias dos pacientes

Proporcionar ainda mais saúde às crianças e adolescentes atendidos pelo Pro Criança Cardíaca, e às suas famílias. Esse é o principal objetivo da Naveia, que desde fevereiro deste ano é parceira da instituição doando seu deleite de aveia 100% vegetal para todos os lanches servidos ao longo do dia, e para as cestas básicas entregues às famílias dos pacientes.

O carro-chefe da parceria é o Deleitinho, bebida de aveia criada para crianças nos sabores morango e chocolate. Graças a um processo pioneiro de quebra da maltose (presente na aveia), a marca conseguiu chegar numa composição que só usa o açúcar demerara orgânico (muito menos processado que o convencional) e em pouquinha quantidade – bem menor que a dos outros produtos da categoria. Além disso, o Deleitinho é 100% vegetal (ou plant based, em inglês), atende especialmente a uma das necessidades de pacientes cardíacos: sem gorduras saturadas, sem colesterol, sem lactose e recheada de fibra, proteína de ervilha e Omega 3. Também é fonte de vitamina D, B12, ferro e cálcio.

“Testamos o Deleitinho com muitas crianças, que adoram o sabor e a textura da bebida. Esperamos que os pacientes do Pro Criança também aprovem!”,  diz Alex Soderberg, co-fundadora  da Naveia.

Alex conta que conheceu o projeto por um dos seus socios na Naveia, Marcio Albuquerque, que já é doador do Pro Criança há alguns anos. “Recentemente visitamos a sede do projeto e ficamos emocionados com o trabalho. É muito bom poder ajudar na questão da alimentação e, também, na formação de crianças mais conscientes e engajadas com o futuro do planeta”, destaca Alex.

Mas o que o futuro do planeta tem a ver com  leite de aveia?

A produção de leite de vaca emite 3 vezes mais gases de efeito estufa e usa 9 vezes mais terra que qualquer leite vegetal. Em matéria de água, o leite de aveia da um banho (aliás, economiza 649): beber 200ml de leite de vaca por dia gasta 45.733 litros de água no ano = 703 banhos de 8 minutos. Beber 200ml de deleite de aveia por dia gasta 3.512 litros de água no ano = 54 banhos de 8 minutos.

Alem disso, a pecuária é a atividade que mais emite gases de efeito estufa na atmosfera (sim, mais do que todos os meios de transporte juntos). Beber 200ml de leite de vaca por dia ao longo de um ano = rodar 935 km de carro.

(dá pra ir e voltar do RJ a SP e ainda sobra um pouquinho).

Duas quadras de tênis. Ao final de um ano, esse é o tanto de terra usada pra alguém beber 200 ml de leite de vaca por dia. Isso porque as vacas são grandes e precisam se alimentar. Então ocupam a área de pasto e também de plantio de grãos pra ração. (Ah, o deleite de aveia precisa de 80% menos espaço pra ser produzido). Por último, a aveia é uma cultura de inverno, sendo perfeita pra aproveitar o espaço que os plantios que só crescem no verão (como a soja e o milho) deixam disponível. Essa é a famosa rotação de culturas e é super bem vinda, porque evita a erosão, a contaminação das águas e a proliferação de pragas. Além disso tudo, o processo de produção de um leite vegetal não envolve sofrimento de nenhum animal.

Para a nutricionista Maria Eugênia Deutrich Aydos, “foi um ganho muito bacana para nossos pacientes, uma bebida tão gostosa e saudável que eles têm a oportunidade de consumir ao aguardar a consulta, e de levar para casa também”.

Sobre Naveia

 

Criada a partir de muita inspiração ativista e amor aos animais, Naveia é uma marca de deleite vegetal de aveia — uma alternativa nutritiva, saborosa e cada vez mais acessível, que tem como maior missão impactar positivamente o planeta. Naveia acredita que é possível mudar o mundo com escolhas de consumo consciente e entende a categoria plant based como parte fundamental disso, porque permite que a mudança (ou “revolução”, no glossário da marca) seja vivida como parte da rotina, atraindo um público que só cresce. E é por isso que Naveia diz que não é uma marca com propósito e sim um propósito que criou uma marca: além de dar fim à exploração animal, trocar o leite convencional por leite de aveia significa gastar muito menos água e solo na cadeia produtiva, e uma redução expressiva na geração de gases do efeito estufa. Ou seja: bom pro planeta de verdade. Lançada em novembro de 2020, a Naveia conta atualmente com três produtos em seu portfólio: Original, Barista e Deleitinho (nos sabores chocolate e morango) que podem ser encontrados em diversos pontos de venda por todo país, como supermercados e empórios, inclusive, cafeterias e restaurantes, além da loja no próprio site.


comentários